02/04/2009

Síntese Para Estudo

Paradigma



  • Conceito: É uma concepção que temos formada sobre o modo de agir, pensar, ver o mundo. Ele representa os conteúdos de uma visão de vida.


  • Paradigmas estabelecem limites e caminho para o sucesso. Nós os temos em todos os aspectos da vida.


  • São importantes e podem atrapalhar (isso acontece quando a pessoa fica presa apenas à uma forma de ver o mundo), chamamos isso de "paralisia de paradigmas". Podemos sim, mudar a nossa forma de pensar.


  • Os paradigmas podem ser bons quando ele te estabelece regras, as que você mesmo optou por seguir, mas sempre olhando nos demais polos da vida; e podem ser ruins quando ele prende a pessoa, e essa se "fecha" para outras formas de pensar.


Tipos de Conhecimento




  • Senso comum; conhecimento religioso; filosófico e científico.


  • Senso Comum: Atende as necessidades imediatas; aprende-se por imitação; faz parte do patrimônio cultural e é um conjunto de informações não sistematizadas.


  • Conhecimento Religioso: Baseia-se em documentos sagrados; é considerado verdade absoluta; baseia-se na fé e na razão e é um conjunto de crenças, valores culturais, ideologias não científicas.


  • Conhecimento Filosófico: Tenta explicar o universo por meio da reflexão sobre valores teóricos e práticos; indagação do espírito humano; busca uma compreensão lógica do universo; baseia-se na razão e no processo dedutivo e não se apoia na experiência.


  • Conhecimento Científico: Construção programada e controlada; uso de técnicas e métodos específicos; se apoia na verificação, o que lhe dá validação e segue normas rígidas.

O óleo de Lorenzo




  • O filme nos mostra o paradigma do médico ao afirmar que Lorenzo tem apenas dois anos de vida. Os pais, preocupados com a perda do filho, resolvem estudar sobre o assunto e descobrem soluções que até hoje são úteis, "quebrando" o paradigma do médico, que só tomava por base o que ele já sabia, e não o que ele poderia vir a saber se mudasse seu modo de pensar sobre a doença do garoto.

Histórico do Conhecimento

  • Necessidade de explicações dos fenômenos
  • Domínio do fogo
  • Domínio de técnicas - pedra lascada
  • Pinturas rupestres
  • Domesticação de animais e plantas
  • Manipulação de metais
  • Fixação do homem - início das grandes civilizações

Idade Antiga (3.500 antes de Cristo)

  • Início do mito para explicar os fenômenos
  • Surgimento das correntes religiosas
  • Contribuição de Sócrates, Platão e Aristóteles (500 a.C) - Pensamento abstrato

Idade Média (476 - 1453)

  • Concepção teocêntrica (Deus como centro do universo)

Idade Moderna (1453 - 1789)

  • Predomínio da razão
  • Reforma luterana
  • Visão antropocêntrica (O homem como centro do universo)
  • Filósofos: Descartes, Bacon, Spinoza, Kant, Hegel - Contribuiram para a teoria do conhecimento e defenição do método no processo de investigação.
  • Descartes (1596 - 1650) - Pai da filosofia moderna.
  • Galileu Galilei - Propõe ruptura com a concepção de ciência puramente contemplativa.

Idade Conteporânea (Séc. XVIII)

  • 1750 - Revolução industrial - Inglaterra
  • Força muscular contra as máquinas
  • Conflitos gerados pelo trabalho e pelo capital. (Contradições de classe)
  • Contribuições de Darwin, Marx e Freud