- Emprego de palavras fóricas: pronomes e advérbios, caracterizados por terem sua carga significativa plena apenas quando os relacionamos a um sintagma, frase, parágrafo, tornam-se peças fundamentais na conectividade do texto
“Tradição de gerações de ceramistas, apenas mulheres as fabricavam ,na Quaresma. Hoje, também homens, e todos os artesãos hábeis, fabricam o ano todo as famosas panelas do Espírito Santo”.
O pronome as se refere a um sintagma que ainda será citado: panelas ; trata-se de uma referência catafórica ( catáfora: o referente ainda será citado).
Segundo os autores, a malhação diminui a atividade do sistema nervoso nos vasos. Na prática, isso significa uma redução dos disparos nos nervos que ordenam a vasoconstrição no coração, melhorando a função cardíaca.
O pronome "isso" se refere a toda a frase anterior: trata-se de uma referência anafórica ( anáfora : o referente já foi citado).
Emprego de conectivos : conjunções e preposições, caracterizadas por não desempenharem uma função sintática , representam nexos imprescindíveis para a ligação de sintagmas, frases, orações, períodos, parágrafos.
Emprego de Ordenadores: palavras ou expressões que tentam organizar as informações do texto, dentro dele. Alguns ordenadores: por um lado ...por outro, em suma, então, para começar, etc.
- Seu relógio está certo?“ Os pontuais que me desculpem, mas a resposta para a pergunta acima é não.
Mesmo que você tenha acertado os ponteiros hoje pela manhã. Isso porque o tempo é um conceito bem mais abstrato do que imaginamos.”
O argumento, portanto, abandona o campo das causas, opera com os efeitos da política dominante e propõe uma solução duplamente falsa: em primeiro lugar, porque deixa intocado o problema de origem, em segundo lugar, porque acaba levando para a universidade o mesmo projeto que destruiu a escola pública de primeiro e segundo graus”